quarta-feira, 22 de março de 2017

Morre Wantuil Teixeira de Paula, empresário e dono da Petisco e Mara

Fonte SUPERCANAL

O velório será realizado na sede do Unec I, na avenida Moacir de Mattos, a partir do meio-dia.

Faleceu por volta das 02h50 desta madrugada de quarta-feira (22), o empresário Wantuil Teixeira de Paula, dono da empresa Petisco e Mara.

O velório será realizado na sede do Unec I, na avenida Moacir de Mattos, a partir do meio-dia. e o sepultamento previsto para as 16h30 no cemitério de Caratinga.

Morre Wantuil Teixeira de Paula, empresário e dono da Petisco e Mara
Assista à reportagem completa:

https://www.youtube.com/watch?v=6s7r4K222Yg

EMPREENDEDOR

A empresa Petisco e Mara – fábrica que produz biscoito e macarrão – foi fundada em 1º de abril de 1956 por um grupo de pessoas que eram sócias proprietárias. Os sócios foram deixando a sociedade e, o empreendimento passou a ser administrado apenas pelo empresário Wantuil Teixeira de Paula.

Modelo de geração de empregos e responsável por movimentar a economia, a Petisco e Mara, por meio do proprietário Wantuil, recebeu no dia 07 de agosto de 2014 da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) uma homenagem pelos 58 anos de existência da empresa.  Na época, em entrevista ao Super Canal, o empresário destacou: “eu me sinto muito honrado. É uma tamanha felicidade, não tenho nem palavras. Eu dedico essa homenagem a Caratinga. Porque eu sempre vivi e dediquei minha vida toda aqui. Eu estou aqui desde 1947”.

Seu Wantuil contou que tudo começou com a fábrica de macarrão, que antes de ganhar o nome ‘Mara’, se chamava “Alimentícia Santa Cruz LTDA”, que ficava localizada atrás do Caratinga Tênis Clube, o CTC, conforme mostra uma fotografia antiga. Após a criação da marca Mara, surgiu a Petisco, e, seu Wantuil decidiu investir na fusão entre as duas empresas. A ideia deu certo. Saiba mais sobre a história da empresa: http://portal.tvsupercanal.com.br/?p=15980

Em visita à empresa Petisco e Mara, em julho de 2014, a reportagem do Super Canal teve a oportunidade de conhecer algumas instalações da fábrica. Desde o espaço onde é fabricado o macarrão Mara até o local em que é feito o empacotamento do produto, que já é tradicional entre as refeições em família. Uma das máquinas existentes consegue fabricar 1.200 quilos de macarrão por hora. E, com o novo maquinário prestes a começar funcionar, a produção de macarrão chegará a 4.000 quilos por hora.

Nascido em Bom Jesus do Galho e pai de sete filhas, Wantuil ao longo dos 58 anos de existência da empresa Petisco e Mara se tornou um grande empreendedor e consolidou uma marca. Quando perguntado se existe uma fórmula ou segredo, para que uma empresa seja bem sucedida e referência no mercado, Wantuil responde… “Trabalho, trabalho e trabalho. Eu trabalho assim, visando conforto próprio e empresa. Eu sou uma pessoa que vivi para a empresa. Nunca usei de “luxo” e nem de nada. Sempre tudo que fiz foi para a empresa. Muita gente, às vezes, começa progredir e de repente já compra um carro muito bonito e eu nunca pensei nisso. Sempre pensei na minha indústria e melhorá-la cada vez mais”, ressaltou Wantuil na época.

VISIONÁRIO

O empresário Wantuil Teixeira de Paula fez história na cidade de Caratinga com a construção do Cine Brasil, o extinto cinema. Em julho de 2015 o empresário convocou a imprensa e falou sobre o seu desejo de demolição do imóvel e a oportunidade de dar espaço ao novo empreendimento. Ele lembrou que que realizou todos os esforços para tentar manter o antigo cinema em funcionamento, mas devido à sua decadência, não foi possível.

“Eu acho que não deixei de cumprir a minha obrigação como exibidor de cinema. Não há nenhuma cidade do interior, atualmente, que tenha cinema. Vocês podem até fazer uma pesquisa, a não ser no shopping. Só shopping é que tem. Particularmente, não há em nenhuma outra cidade, todos fecharam. Porque não tinha mais público. Então, não há mais cinema”, disse.

Desde o ano de 2012, o empresário  brigou na Justiça para reverter a decisão e o impasse, após o início de um processo de tombamento do Cine Brasil como bem cultural, ainda, em 2009, por meio do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, o Compac. Em 2012, quando o Cine Brasil começou a ser demolido, o Ministério Público entrou com uma ação cautelar junto à Justiça e conseguiu um pedido de liminar, que embargou a demolição do imóvel. Na época, o empresário ressaltou “o valor cultural que se tem para alguns, não tem para todos. Não é possível que um edifício ou um lote daquele, com um valor enorme, no Centro de Caratinga, vai ficar ali à toa, fazendo o quê? Uma casa com o nome de um fulano de tal, com o nome de Ziraldo, com o nome de Agnaldo Timóteo, essas pessoas de fama nacional… Se insistissem nisso, eles teriam que me indenizar. Não é possível que eu fosse dar aquele lote para alguém, está compreendendo? Um lote de valor inestimável. Acho que não é essa pessoa ou essas pessoas, que nunca foram ao cinema, e, agora, quando vai fazer outra obra ali, ficam fazendo protesto”. Reveja: http://portal.tvsupercanal.com.br/?p=27913

O Cine Brasil foi demolido, mas os destroços não puderam ser retirados do local. A discussão ainda segue na Justiça. O empresário partiu sem saber qual será o fim desta história e sem ter a oportunidade de dar vida a uma nova criação.
Despedida

O corpo do empresário Wantuil Teixeira de Paula, de 87 anos, chegou às 13h20  na sede do Unec I, na avenida Moacir de Mattos. Início de um momento de despedida para amigos e familiares do empresário dono da Petisco e Mara e que em sua trajetória fez história.

É esperada a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes. O sepultamento está previsto para acontecer às 16h30, no Cemitério São João Batista, em Caratinga. O empresário Wantuil Teixeira de Paula faleceu na madrugada desta quarta-feira e há alguns anos estava com a saúde bastante debilitada.

A filha Liliana Teixeira denominou o pai como um guerreiro. "Deixou uma história bonita, venceu. Saiu do nada e venceu. Apaixonado por Caratinga e foi muito feliz".

Reveja a trajetória do empresário e seu legado: https://www.youtube.com/watch?v=6s7r4K222Yg

Nenhum comentário:

Ao redor do mundo